Convention Bureau resgata a receita da autêntica moqueca capixaba - 30/09/2015
A receita da moqueca passa de geração para geração. Mas quem garante que o prato apreciado nos lares e restaurantes ainda segue as referências originais? O Espírito Santo Convention & Visitors Bureau (ESC&VB) decidiu resgatar a receita, e a história, do prato mais importante da cultura capixaba.

Para isso, reuniu uma comissão técnica formada por historiadores, chefes de cozinha e turismólogos e foi a fundo pesquisar a receita original da moqueca e suas formas de apresentação e acompanhamentos.

Peixe, sal, limão, azeite ou óleo de urucum, alho, tomate, cebola, coentro e pimenta fazem parte da receita, que hoje foi padronizada e faz parte de um projeto que pretende tornar o prato patrimônio imaterial do Espírito Santo.

Dentro do projeto Autêntica Moqueca Capixaba, restaurantes do estado levam a turistas e capixabas a receita original e seguem um “ritual” que padroniza e garante a excelência e qualidade da moqueca.

Caranguejo do Assis, Ilha do Caranguejo, Pirão da Ilha, Bar e Restaurante Enseada de Manguinhos, Cabana do Luiz, Restaurante Panela Capixaba, Casa da Moqueca, Restaurante Laviola e Restaurante Timoneiro foram os primeiros a aderirem ao projeto e ter o reconhecimento de “amigo” da moqueca.

“O bem maior do projeto é tornar a moqueca capixaba um patrimônio imaterial do Estado, o que tornará nosso prato mais divulgado e reconhecido nacional e internacionalmente. Além disso, há um resgate histórico e emocional da receita original, que é importantíssimo de ser divulgado”, comenta o presidente do ES Convention Bureau, Alfonso Silva.

Conheça a receita original:

MOQUECA DE PEIXE PARA 2 PORÇÕES

500 grs de Badejo/ Dentão/Robalo/Papa-Terra/ Namorado ou Xerne
5 grs de sal
3 ml de suco de limão
3 ml de azeite ou óleo de urucum
2 grs de alho socado
4 tomates médios maduros cortados em rodelas e cubos
1 maço pequeno de coentro picado
5 grs de Pimenta malagueta


Modo de preparo

1- Faça uma marinada com água gelada, sal e suco de limão. Coloque as postas de peixe.
2- Deixe descansar por 30 minutos. Em uma panela de barro, coloque o óleo de urucum, as cebolas e deixe murchar, reserve parte das cebolas cortadas em rodelas finas.
Em seguida junte o alho, deixe fritar, não pode escurecer. Acrescente parte dos tomates e parte do coentro picado, deixe refogar até o tomate começar a amolecer.
3-Após este tempo coloque as postas delicadamente abrindo espaço entre o molho. Cubra com o restante dos tomates e cebolas cortados em rodelas.
Tampe a panela e deixe cozinhar ao todo por 10 minutos.
Se houver necessidade de caldo coloque um pouco de água e deixe cozinhar mais 5 minutos.
4- Ao final faça um molho da pimenta malagueta e sirva á parte.
Sirva com arroz branco e pirão.

Mais informações:
Iá Comunicação - Priscila Norbim – 3314-5909/99923.8054

Foto: Divulgação


Veja outras notícias

Convention Bureau em nova sede


ArteSanto 2015


R$ 574 milhões nos últimos dez anos


Instância de Governança